quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PM - Notícias e ações da Gloriosa Corporação

Polícia Militar fecha boca de fumo no Setor Colonial e apreende menor que vendia a droga


Por volta das 6h05 do último  domingo (22), a guarnição da Base de Policiamento Comunitário 4 do 7º BPM – Batalhão de Policia Militar em Ariquemes-RO, composta pelos Soldados PM Ronaldo e Pontes, realizava patrulhamento de rotina pelo Setor Colonial na cidade, quando avistaram um menor de 17 anos em atitude suspeita. Ao realizar abordagem e revista pessoal foi localizado em um dos bolsos de sua bermuda um invólucro contendo cocaína. Ao ser perguntado sobre a droga informou não ter conhecimento da mesma, porém achava que um amigo, que se encontrava com ele, havia colocado em seu bolso sem que ele percebesse.
O menor informou ainda que o tal amigo lhe havia convencido a ir buscar uma encomenda em uma residência localizada na Rua Basílio da Gama, Setor Colonial, em Ariquemes, porém em seguida ambos tomaram sentidos opostos.

Coca na cueca
Em seguida, com apoio da guarnição da Base de Policiamento Comunitário 03, os policiais se deslocaram até a residência informada pelo menor, realizaram o cerco do local e pediram que abrissem a porta, momento em que outro menor de 17 anos, tentou pular a janela, sendo detido pelos policiais militares que cercavam a residência, sendo encontrado dentro de sua cueca uma sacola plástica contendo 14 invólucros contendo cocaína.
Ao fazer buscas no interior da residência foram localizados mais dois invólucros contendo cocaína, um invólucro com aproximadamente 50 gramas da mesma substância, R$ 141,50 em espécie, vários objetos de procedência duvidosa e alguns recortes plásticos semelhantes aos utilizados para embalar a droga. Todo material foi apreendido e apresentado na Delegacia.
O menor encontrado na casa confirmou que a droga era embalada na própria residência por ele e seu cunhado, que reside no local, porém não se estava no momento.

Com quanto
Já na Delegacia de Policia Civil de Ariquemes, a mãe do menor apreendido na residência ligou para seu genro informando que seu filho havia sido preso pela PM, porém sem que informasse o motivo da prisão, o mesmo já foi perguntando com que quantidade de droga o menor havia sido apreendido e quando sua sogra pediu que ele fosse à delegacia a fim de prestar apoio a seu filho que estava detido, o mesmo desligou o telefone.
Diante do ocorrido os menores foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada, para as providências legais.

Elogios
Os policiais militares que atenderam esta ocorrência serão elogiados pelo Comando do 7º BPM, pela iniciativa que demonstraram ao realizarem sua missão, mesmo faltando menos de uma hora para o término do turno de 12horas de serviço, que se encerraria às 7horas e em pleno domingo, estavam atentos ao serviço e realizando patrulhamento e abordagens, o que culminou com o êxito desta ocorrência, fato que exemplifica a dedicação destes profissionais da Polícia Militar de Rondônia.

**

Ji-Paraná
Operação Comando de Abordagem revista bares e encontra Cocaína e Crack


A Polícia Militar, através da CIAPO - 1ª Companhia de Policiamento Ostensivo e Policiais Militares do Serviço Reservado do 2º BPM – Batalhão de Polícia Militar, em Ji-Paraná-RO realizou neste final de semana, um Comando de Abordagem. Também participou da operação, duas guarnições do Corpo de Bombeiros, EMTU e um caminhão Guincho, cedido pelo Detran.
A ação, que teve o objetivo de apreender veículos com restrições administrativas, recapturar foragidos da justiça, encontrar drogas e armas e fortalecer a sensação de segurança, ocorreu em diversos pontos de Ji-Paraná, incluindo os movimentados bares e postos de gasolina, localizados no Centro da cidade.

Quinhentas
As abordagens foram realizadas nas áreas comerciais, residenciais e em pontos considerados críticos, bem como em suas vias de acessos. "Essas operações são mais um exemplo do empenho da Polícia Militar para coibir a prática de crimes na cidade. Estamos cumprindo nosso papel no sentido de proporcionar à população, o sentimento de segurança com respostas rápidas", comentou o comandante da 1ª CIAPO, capitão PM Magalhães.
Nos dois dias foram abordadas mais de 500 pessoas, que tiveram seus nomes checados junto ao "Infoseg". Duas pessoas foram presas com substância de entorpecentes. Vários veículos que estavam transitando irregularmente foram apreendidos e recolhidos ao pátio do Posto Avançado da 3ª Ciretran.

**
Polícia Ambiental
Apreendida meia tonelada de peixe


O Batalhão de Polícia Ambiental durante fiscalização na última segunda-feira,  dia 23 de janeiro apreendeu 533kg de pescado que eram transportados sem comprovação de sua origem, conforme Boletim de Ocorrências 627-2012, registrado na Central de Polícia.  A equipe de fiscalização abordou o veículo tipo S-10 cabine dupla na estrada da Penal próximo a Foz do Rio Jamari, na região de Porto Velho-RO, nele continham 445kg do peixe conhecido como “Pacú”, 78kg de “Sardinha” e 10kg de espécies diversas, o motorista da caminhonete informou que o pescado era proveniente do Rio Madeira, porém a documentação apresentada não comprovava a licitude da origem do pescado. Após apreensão do pescado e da caminhonete o condutor do veículo A. F. B. foi apresentado na Central de Polícia.
O BPA seguindo o que rege o art. 25 da Lei 9605/98, realizou a doação de todo pescado apreendido ainda na noite do dia 23 de janeiro para a instituição filantrópica Casa de Saúde Santa Marcelina.   

**

Guajará Mirim
Homem mostra órgão genital para policiais militares

Guarnições de serviços do 6º Batalhão de Polícia Militar em Guajará-Mirim-RO realizavam abordagens durante à noite de segunda-feira (23) em um bar localizado no bairro Próspero quando um homem recusou-se a ser abordado pelos policiais militares, além de tirar as calças ainda se machucou para tentar acusar os PM’s.
Conforme relatos policiais, as pessoas que se encontravam no bar denominado “Faculdade da Pinga”, foram solicitadas a colaborarem com as guarnições da PM para que pudessem proceder abordagem. Abrão F. D. S., de 45 anos, encontrava-se no bar e recusou-se a ser abordado, um oficial da PM conversou com o ele e assim pediu para que a mulher que estava com o ele intercedesse para que as abordagens fossem realizadas e em seguida liberados. Abrão exaltado usou de palavrões contra os policiais, afirmou que não havia policial ali para abordá-lo, insistindo em não ser abordado o homem tirou as calças e mostrou seu órgão genital a todos que ali estavam, além de afirmar que não estava armado.
Não tendo outra alternativa, o homem foi detido  sob o uso da força moderada e técnicas de imobilização e emprego de algemas, embora Abrão estivesse naquele momento muito alterado. Quando chegou a Delegacia o homem ameaçou denunciar os PM’s ao juiz dizendo que havia debatido suas costas na viatura. ele disse ainda ser parente de um policial, por isso sabia como as coisas funcionavam. Também disse que policial não tem vez na frente de um juiz e alegando inclusive a legitimidade das ações do judiciário. Os policiais mandaram ele tirar a camisa e constataram a afirmação do homem ao encontrarem suas costas com algumas escoriações. Então resolveram relatar na ocorrência a fim de resguardar o trabalho e relatando as ameaças proferidas por Abrão.

**

Ariquemes
Sétimo Batalhão de Polícia Militar apreende 13 aparelhagens de som

O 7º Batalhão de Polícia Militar em Ariquemes tem realizado diversas operações no sentido de combater a perturbação do sossego e a poluição sonora, causada por som alto, especialmente nas Avenidas Canaã, no Centro, e Cassimiro de Abreu, Setor Colonial, no local vulgarmente conhecido como Xavasca, onde o uso do som automotivo vinha trazendo grande transtorno aos moradores residentes nas proximidades.

Nos primeiros 25 dias do ano de 2012, a Polícia Militar efetuou o recolhimento de 13 aparelhagens de som, e efetuou a detenção dos seus respectivos proprietários, pela prática da contravenção penal de perturbação do sossego alheio, artigo 42 da Lei de Contravenções. Os aparelhos eram ligados principalmente no horário noturno, em locais pertos de hospitais, escolas e residências, muitas vezes estavam tão altos que até acionavam os alarmes de outros veículos, perturbando o sono de muitos trabalhadores.

PM orienta
Além do recolhimento de veículos, as Bases de Policiamento Comunitário, com apoio da Base Móvel, GOE e Força Nacional, efetuaram diversas notificações, orientando quanto ao uso dos equipamentos de som em automóveis, em residências e bares, visando assim reduzir a incidência do delito, bem como propiciar uma noite tranqüila para a comunidade de Ariquemes.
Nos municípios e distrito do Vale do Jamari, cuja responsabilidade de policiamento também é do 7º BPM, foi registrada apenas uma ocorrência de perturbação de sossego no Distrito de Bom Futuro. Tal fato demonstra que a atuação constante das guarnições de serviço, tanto na prevenção, como na orientação à população, tem prevenido o cometimento desta infração na referida região.
Além de toda legislação existente que ampara a atividade policial militar visando a manutenção da tranqüilidade pública, o 7º BPM também cumpri a Recomendação nº 04/2011, expedida pela Promotoria de Justiça de Ariquemes, que orienta a ação policial nas ocorrências de perturbação do sossego e poluição sonora.

Permanente
O Comandante do 7° BPM, Tenente Coronel PM Ênedy, informa ainda que as operações policiais, visando coibir a poluição sonora e a conseqüente perturbação do sossego continuarão no decorrer do ano de 2012, garantindo a tranqüilidade da população, especialmente nos pontos mais críticos da cidade. Assim, solicita que as pessoas atentem que ao ligarem seus aparelhos sonoros não tragam transtornos aos demais moradores da sua vizinhança.

Problemas causados pelo barulho
Atualmente, a emissão irregular de ruídos e sons passou a ser um dos principais problemas dos centros urbanos, em especial os ruídos originados de veículos por seus equipamentos – motor, surdina, buzina, alarme, similares - ou aparelhagem de som, tanto comercialmente, como no lazer.
Vários estudos demonstram que a emissão de ruídos provoca malefícios à saúde humana, causando distúrbios físicos e mentais. Ainda mais: a própria emissão irregular de ruídos, ou sons ocasiona perturbação à segurança viária, ao sossego público e ofende o meio ambiente, afetando o interesse coletivo e difuso de um trânsito seguro e da qualidade de vida.
Dependendo da intensidade, os sons ou ruídos podem causar desatenção e perturbação aos sinais sonoros de trânsito (ordens dos agentes de trânsito; dispositivos de alarme de veículos de emergência e segurança – art. 29, VI; sinais de advertência de outros veículos – art. 41), bem como provocar o estresse, distúrbios físicos, mentais e psicológicos, insônia e os conhecidos problemas auditivos (perda da capacidade auditiva mínima até a surdez), com reflexos diretos nas relações viárias e humanas.
Diversas normas tratam do uso regular e da quantidade de ruídos e sons para a convivência saudável do ambiente, sendo ele emitido no trânsito (art. 1º, § 1º, do Código de Trânsito Brasileiro) ou não, advindo esta proteção desde a Constituição Federal (art. 225 c/c art. 1º, §5º do CTB) até leis Municipais específicas.
Entretanto, mesmo com todos estes malefícios da emissão irregular de ruídos e com vasta legislação para o combate destas condutas, percebe-se um notório aumento de pessoas utilizando seus veículos com instrumentos ou aparelhagem de som desrespeitando os níveis máximos de ruídos e ocasionando, no mínimo, prejuízo à segurança viária e, na maioria das vezes, desconforto, indignação e descrédito no cumprimento da legislação.

Fonte de consulta: 1-http://thaywandersom.blogspot.com/2011/01/ruidos-de-veiculos-e-som-automotivo.html - pesquisado em 24-01-2011.

**

Guajará Mirim
Mulher é agredida em via pública pelo ex-amásio

Ao transitar pelo bairro Liberdade, mulher é agredida pelo seu ex que se não fosse à intervenção de populares ele continuaria a agredi-la. Às 18h50, V. S. C., de 28 anos, transitava em uma bicicleta pela Avenida 1º de Maio quando o seu ex-marido, identificado por Carlos G. D. S., de 38 anos, a abordou. Após derrubar a mulher ao solo, o "valentão" passou a agredi-la com socos e chutes. Populares que passavam pelo local acionaram a Central de Operações da PM fazendo com que o agressor cessasse e fugisse na bicicleta de vítima. Diligências foram realizadas pela guarnição da Polícia Militar do 6° Batalhão, mas o agressor não foi localizado. A vítima apresentava inchaço no rosto e reclamava de fortes dores no braço esquerdo, sendo conduzida pela guarnição até o Hospital.

**

Guajará Mirim II
Ladrões levam mais de dois mil reais de comércio em Guajará Mirim

O comércio situado a Avenida Dr. Lewerger, no bairro Triângulo, foi alvo de ladrões durante a madrugada desta quarta-feira (25). Segundo a funcionária da empresa, Guiomar Gomes Mendes, de 48 anos, ao chegar no  local de trabalho por volta das 08horas deparou com a porta da frente encostada, notando que a porta que dá acesso ao escritório havia sido violada também. Os larápios reviraram o escritório, subtraindo a quantia de R$ 2.040,07 em cédula e mais R$ 24,00 em moedas que estavam no caixa. A perícia realizou os trabalhos no ponto comercial e posteriormente a ocorrência policial foi registrada pela Polícia Militar do 6° BPM e o caso agora está sob investigação do Sevic.

Guajará Mirim III
Ladrões levam condução de trabalhador

Na Avenida Princesa Isabel com Guaporé, no bairro Liberdade, Isvaety Maria Pereira Serra, de 59 anos, disse que estava indo para o seu trabalho quando foi assaltada por dois homens que tomaram sua bicicleta e um aparelho celular na madrugada de quarta-feira (25), alguns minutos depois policiais militares conseguiram recuperar o veículo, prendendo um maior de idade e apreendendo um menor.
Segundo a vítima, por volta das 5hs na via surgiu dois homens em uma bicicleta, com cabeças cobertas com pano anunciaram o roubo. Quando se apossavam da bicicleta um deles jogou a mulher ao chão, sofrendo arranhões na perna direita, tomando rumo ignorado levaram a bicicleta de cor roxa com cestinha, além de bens pessoais da mulher. A Central de Operações foi acionada, o cabo PM Marcelino acionou as guarnições de serviços que realizavam buscas pelas vias públicas da cidade.
Uma hora e meia após o furto, a guarnição composta pelos PM’s J. Alves, Rossel e Trindade avistaram uma bicicleta com as mesmas características da vítima do roubo, estando com dois jovens em frente a uma residência situada na Avenida Estevão Correia, bairro Jardim das Esmeraldas. Na abordagem, Anderson de Araújo Pereira, de 20 anos, estava em cima da bicicleta, ao ser indagado sobre a procedência do veículo o jovem logo confessou o assalto ocorrido minutos antes realizado na companhia de seu comparsa e irmão de criação, um menor de 17 anos. O menor ao avistar os PM’s fugiu, pulando cercas e cruzando quintais, mas foi alcançado.
Anderson confessou que pretendia vender a bicicleta para o proprietário da casa, já que segundo ele o local funciona como uma boca de fumo, mas ele não se encontrava. A cestinha da bicicleta foi retirada, jogada assim como os bens das vítimas nas proximidades do Centro Despertar, segundo eles para enganar a Polícia.
A dupla foi conduzida a Delegacia onde foram autuados e responderão pelo crime. A bicicleta foi restituída a Isvaety.

Guajará Mirim IV
Escondia droga e foi encontrada

Por volta das 22h10min de terça-feira (24), na Avenida XV de Novembro, na praça próximo ao Porto Oficial adolescentes foram abordados por uma guarnição da Polícia Militar e um deles estava com a droga.
Os PM’s na abordagem aos três jovens que estavam sentados no banco da praça, encontraram com o menor de 17 anos um invólucro contendo substância entorpecente, o mesmo foi conduzido a Delegacia de Polícia onde as providências foram tomadas.

**

Roosevelt
Condenado a 51 anos de prisão, envolvido na morte de índio é preso

Na última terça-feira (24) as guarnições da Patrulha Rural, Base Móvel e do Grupamento local, iniciaram uma Operação no Garimpo Bom Futuro, distrito de Ariquemes-RO, onde realizaram várias abordagens, que resultou na prisão do foragido da Justiça Willian de Oliveira Silva, 28 anos, o qual possui duas condenações, sendo uma de 26 anos e outra de 25 anos de reclusão, totalizando uma pena 51 anos.
Willian foi condenado no dia 28/10/2010, a 25 anos de prisão, na cidade de Espigão do Oeste, por ter na companhia de Armindo Conceição da Silva “vulgo Gato Preto” executado a tiros um índio Cinta-Larga.
O indígena tinha apenas 14 anos e foi morto por tocaia, no distrito 14 de Abril em 18 de maio de 2008. Zedequias Pereira de Souza da mesma idade que estava de carona com o indígena, também foi atingido pelos disparos, mas sobreviveu.
Segundo o que foi apurado na época, o crime de homicídio praticado por Willian de Oliveira Silva e Armindo Conceição da Silva - vulgo Gato Preto - foi planejado e  cometido por vingança, fato que ocorreu na tarde do domingo 18 de maio de 2008, quando executaram a tiros o índio menor de 14 anos, Moisés Cinta-Larga.

Foragido
O Willian de Oliveira Silva e Armindo Conceição da Silva na época eram foragidos do presídio Urso Branco, na capital rondoniense. Os dois foram condenados a 26 anos de prisão pelo seqüestro e morte de Martinho de Lemburg - sócio proprietário do Supermercado Trento.
Ele  foi condenado pelo homicídio de Moisés Cinta-Larga a 14 anos de reclusão em regime fechado, pela tentativa de homicídio contra Zedequias Pereira de Souza, a 7 anos em regime fechado e pelo porte ilegal de armas, diga-se de passagem, de calibres exclusivos das Forças Armadas, em 4 anos além de multa de R$ 680,00, totalizando a pena de reclusão de 25 anos.
A época, o crime teve repercussão em toda a mídia nacional, visto que meses antes, índios haviam torturado e executado com requintes de crueldade 29 garimpeiros que faziam a retirada de diamantes da reserva Roosevelt. Segundo o Promotor de Justiça, Willian de Oliveira Silva e Armindo Conceição da Silva, tinham maquinários de extração ilegal de diamantes na reserva e dias antes haviam sido expulsos pelos índios. Por isso o crime foi considerado por motivo fútil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário