sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Consupol se reúne com secretário de segurança Marcelo Bessa

A secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) realizou na manhã desta sexta-feira (27/10), reunião com o Conselho Superior de Polícia Civil (Consupol), que se reúne toda última sexta-feira do mês, visando discutir os assuntos administrativos concernentes aos servidores da Polícia Civil.
O secretário Marcelo Bessa foi convidado pelo presidente do Consupol diretor geral da Polícia Civil, Claudionor Soares Muniz. Na oportunidade o secretário agradeceu o convite e se colocou a disposição para outras reuniões. Ele elogiou as últimas ações desencadeadas pela Polícia Civil na elucidação de crimes de grande repercussão no Estado e no País. “Temos policiais civis comprometidos com o trabalho e com uma reputação invejável em todo o Brasil”, disse.
O secretário Marcelo Bessa, disse que está atento as reivindicações da categoria e que está sempre em contato com o governador. “Sei das dificuldades e anseios da categoria. Não faço distinção das instituições de segurança, contudo priorizo as necessidades”, ressaltou o secretário.
O secretário finalizou a sua participação, dizendo que está acompanhando junto ao governo a negociação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para os servidores de provimento efetivo da Polícia Civil. Pediu que fosse de imediato convocado uma comissão pelos sindicatos representativos da classe, para que seja montada uma pauta. Bessa disse que tudo passará pelo crivo dos técnicos da Secretaria de Finanças do Estado (Sefin), onde será avaliada.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

INDG apresenta projeto de modernização da gestão da Sesdec

A Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) recebeu a visita na manhã desta quarta-feira (26/10), do consultor-chefe do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), Mauro Eustáquio, para dar início ao trabalho de modernização da gestão na Secretaria de Segurança, previsto para acontecer no prazo de 12 meses.
O INDG é uma organização que visa o desenvolvimento e difusão dos métodos e técnicas de gerenciamento direcionadas para obtenção de resultados em organizações públicas e privadas. O modelo gerencial já está sendo utilizado pelos governos de Minas Gerais e Rio de Janeiro, e agora será utilizado pelo governo de Rondônia nas secretarias de finanças (Sefin), educação (Seduc) e segurança (Sesdec).
Segundo a Secretária de Assuntos Estratégicos (SEAE), Cira Moura, essas três secretarias servirão como modelo para a implantação do novo sistema de gestão, e que posteriormente todas as secretarias serão alcançadas. “É mais agilidade no gerenciamento das secretarias e maior economia para o Estado”, disse.
Mauro Eustáquio revelou que com o projeto a secretaria poderá fazer o realinhamento estratégico e traçar metas. “Nós do INDG entramos com a técnica do gerenciamento enquanto a Sesdec desempenha as funções de segurança pública”, disse.
Para o secretário de segurança, Marcelo Bessa, o novo modelo de gestão tecnológica só vem a somar com as ações já em desenvolvimento pela secretaria. “Fico grato pela secretaria por entre muitas ter sido escolhida para iniciar esse projeto. Não teremos resistência já que possuímos uma equipe jovem e disposta a encarar mudanças", disse.
Marcelo Bessa solicitou que uma nova reunião aconteça  com os comandantes e auxiliares de batalhões da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para que a proposta seja repassada.

Sesdec inicia a “Operação Jamari” na região da grande Ariquemes

A Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) lançou na manhã de ontem, quarta-feira (26/10), a “Operação Jamari”. Ação visa capturar os assaltantes da agência do Banco do Brasil ocorrida no município de Monte Negro e a prevenção de crimes na região que ainda registra altos índices. A mobilização também é um desejo do governador do Estado, Confúcio Moura, conhecedor da região. Na operação foram empregados 120 policiais militares e civis, tendo também a participação especial da Gerência Especializada em Fronteira (Gesfron), já que está incluída na faixa de fronteira.
A operação concentrará o seu foco de atuação, na região do garimpo do Massagana, Bom Futuro e nos municípios adjacentes de Jacinópolis, Monte Negro e Buritis.
Aproveitando o ensejo serão realizados bloqueios nas rodovias e ramais que cortam a região. Carros e pessoas serão revistados em busca de armas e drogas.
O secretário de segurança, Marcelo Bessa, disse que não medirá esforços na captura dos assaltantes que recentemente roubaram a agência bancária. “Iremos fazer um verdadeiro arrastão nessa região que ainda apresenta um alto índice de assaltos a bancos e conflitos agrários. Por serem de difícil acesso e com um efetivo policial pequeno, essas quadrilhas vêem tentando ganhar espaço”, disse Bessa.

Marcelo Bessa recebe visita do vice-governador Airton Gurgacz e do deputado estadual, Euclides Maciel e esclarece situação de remanejamento de delegados em Ji-Paraná

O Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Marcelo Bessa, recebeu na manhã desta segunda-feira (24/10) a visita do Deputado Estadual, Euclides Maciel (PSDB), e do Vice-Governador, Airton Gurgacz (PDT). O objetivo do encontro foi buscar informações junto ao Secretário sobre o anúncio de alterações na lotação de Delegados de Polícia da regional de Ji-Paraná, anunciado pelo delegado regional Adilson de Almeida. No entanto, foram informados pelo Secretário, após contato com o Diretor Executivo da Polícia Civil, Dr. Pedro Mancebo, que a medida estava sobrestada na Direção Geral de Polícia Civil para novas deliberações visando atender aos anseios da comunidade local alinhando-se com as necessidades da administração pública.
Bessa destacou que apenas foi cogitada a mudança por questões meramente administrativas afetas à gestão de uma das delegacias. “Mudanças dentro da administração pública são salutares e a realocação de servidores acontece com freqüência no Estado, mas no caso de Ji-Paraná não há nada confirmado”, disse Bessa.
Na ocasião, Bessa respondeu à pergunta do Deputado Euclides Maciel confirmando ainda para este ano a inauguração da Central de Polícia da Capital e da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI). O Secretário anunciou ainda a realização de concurso público para o próximo ano na Polícia Civil para cadastro de reserva.
 

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

OPERAÇÃO JAMARI!

A Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC) coloca em ação a "Operação Jamari".
Objetivo principal: aumentar as ações na região do Vale do Jamari com ações preventivas.

Detalhes amanhã!

Sesdec recebe a visita do general do Exército Brasileiro inspetor geral das polícias


O Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Marcelo Bessa, recebeu na manhã desta quarta-feira (26/10) a visita do General de Brigada, Fernando Sérgio Nunes, que é o 3° Subchefe do Comando de Operações Terrestre (Coter) e Inspetor-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, que veio acompanhado do General de Brigada e Comandante da 17° Brigada de Infantaria de Selva, Ubiratan Poty.
O objetivo da vinda do general a Rondônia foi para realizar a inspeção da PM e CBM no quesito efetivo, organização e material bélico. “Não estou aqui para apontar erros na instituição, mas para estreitar um relacionamento. Preciso conhecer a polícia para saber com quem posso contar numa eventual necessidade de pronto emprego”, disse o general.
Na ocasião, Bessa apresentou todas as informações pertinentes ao Estado de Rondônia, número de municípios, população, economia, e também os estudos de estatísticas do aumento populacional relacionados à construção das Usinas do Madeira. Apresentou em seguida o organograma da secretaria de segurança, onde cada gerente e assessor apresentaram os seus trabalhos.
Na oportunidade o general Ubiratan Poty anunciou todo o apoio à secretaria na realização de operações no âmbito das fronteiras do Estado. Disse ainda que irá disponibilizar vagas nos cursos aplicados pelo exército para que possam ser estendidos aos militares do Estado. O secretário Marcelo Bessa agradeceu o apoio e também colocou a secretaria a disposição para troca de conhecimento e parceria na realização de operações.
Ao final do encontro, o General Fernando Sérgio agradeceu o tempo disponibilizado pelo secretário na apresentação da Sesdec, e disse que ficou muito feliz em conhecer uma polícia com oficiais na sua maioria oriundos do Exercito brasileiro. “Não quero desmerecer os outros militares, mas os oficiais que passaram por uma academia do Exército possuem um alto nível de conhecimento e experiência”, disse.
Logo em seguida, Bessa recebeu das mãos do general Fernando, uma placa que registra por ocasião a visita da Inspetoria-Geral das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares – IGPM/COTER – DF.
O General de Brigada, Fernando Sérgio, permanecerá na Capital por dois dias onde realizará as inspeções nos quartéis da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.






terça-feira, 25 de outubro de 2011

SESDEC/GGI

Sesdec realiza 1ª Reunião da Câmara Temática de Fronteiras

A Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), lançou na manhã desta terça-feira (25/10), a 1ª Reunião da Câmara Temática de Fronteiras. O Objetivo é reunir todos os órgãos federais, estaduais e municipais ligados direto ou indiretamente na fiscalização de fronteiras do Brasil, como forma de unir forças e trocar idéias no combate e fiscalização.
Secretário de Segurança, Marcelo Bessa, que é coordenador do GGI, abriu à reunião dizendo que é do governo federal a idéia de se criar câmaras temáticas de fronteiras. E que essas reuniões acontecerão em todos os Estados que fazem fronteira com outros países. “Temos uma fronteira 1.342 km em Rondônia. São 26 municípios que fazem ligação de fronteira, sendo nove municípios dentro das fronteiras do Estado. É uma região muito extensa de difícil monitoramento e fiscalização”, disse Bessa.
O gerente de fronteira, Capitão PM Marcos freire, apresentou por meio do mapa do Estado, os principais municípios de ligação de fronteira com a Bolívia, que são na sua maioria rota de tráfico de drogas, armas e saída de veículos roubados. Marcos Freire ressaltou que a Gerência Especializada de Fronteira (Gesfron) já realiza operações nos principais pontos de fronteiras de Rondônia, no entanto, segundo ele, e preciso a união de todas as forças para que os trabalhos possam ter maior resultado.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO COMANDANTE GERAL DA PMRO

            NOTA DE ESCLARECIMENTO DO COMANDANTE GERAL DA PMRO

O Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, Coronel PM Paulo César de Figueiredo, por meio do Centro de Comunicação Social, vem a público prestar esclarecimentos acerca do episódio ocorrido no dia de ontem, envolvendo uma guarnição de policiais militares pertencentes ao 5º Batalhão da Polícia Militar, os quais foram flagrados fazendo um carregamento de várias caixas de cerveja para o interior da Viatura CP 192.
Tão logo o episódio chegou ao conhecimento do Comando Geral, foi determinada, à Corregedoria Geral da PMRO, a imediata apuração dos fatos através de Inquérito Policial Militar (IPM), por entender que as fotos publicadas na imprensa não deixam dúvidas quanto às providências a serem tomadas no sentido de responsabilização de todos os envolvidos.
A polícia é uma forma do controle social formal, que é realizado pelo Estado como uma reação à desordem e ao crime. A sua função é manter a paz dentro da sociedade, atuando na prevenção, proteção e serviço ao público. Todavia, a confiança da população nestas instituições exige que suas atuações sejam fundadas nos princípios éticos legalmente estabelecidos, sem que ocorram comportamentos desviantes de seus membros.
O Comandante Geral aproveita a oportunidade para agradecer a imprensa corajosa e livre do nosso Estado de Rondônia, que tem exercido o seu papel dentro do contexto social, de forma responsável, sobretudo, permitindo a consolidação do Estado Democrático de Direito, que é um dos princípios norteadores para assegurar a liberdade de expressão aos seus cidadãos.
Dessa forma reafirma o compromisso com a sociedade rondoniense e assegura que tem buscado trabalhar com lisura e transparência, sobretudo, buscando a responsabilização dos erros, porventura cometidos pelos seus integrantes, pois acredita que um fato isolado não pode denegrir a imagem de toda a Instituição.
            Quartel do Comando Geral em Porto Velho, 21 de Outubro de 2011.      
                                  
PAULO CÉSAR DE FIGUEIREDO – CEL QOPM
                                   COMANDANTE GERAL DA PMRO

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

 Sesdec/Sefin
Sesdec inicia tratativas com a Sefin para reposição salarial da PM e BM 
Iniciou na manhã desta quinta-feira (20/10) na Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) a primeira reunião com a equipe de finanças do governo, para a realização das tratativas de reposição salarial da Polícia Militar e Bombeiros.
Participaram da reunião o comandante geral da Polícia Militar, Coronel PM Paulo César de Figueiredo; comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel BM Lioberto Ubirajara Caetano; Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Marcelo Bessa; Secretário de Estado de Finanças (Sefin), Wagner Luiz de Souza e representantes das associações representativas de classe.
Na oportunidade foram discutidas as finanças do governo, com base de cálculo para a reposição salarial solicitada pela secretaria de segurança por meio de estudos realizado.
Na reunião o comandante da PM, apresentou o estudo realizado pela corporação onde apresenta a economia que será gerada com a transposição dos servidores para os quadros da União. Coronel Paulo César Falou das dificuldades que a tropa enfrenta no seu dia a dia e da importância da valorização profissional.
O secretário adjunto da Sefin, Wagner Luiz, ouviu as reivindicações e também expôs os estudos realizados pela sua equipe. Segundo ele o que for decidido o governador irá assinar e acatar.
Ficou acertado, que na próxima sexta-feira (28/10) acontecerá uma nova reunião onde os dados das finanças do governo serão confrontados com a solicitação da reposição salarial.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

SESDEC / GGI

Micareta da Zona Sul define ações de segurança


Na manhã desta terça-feira (18/10), foi realizada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) a 21° reunião extraordinária. O assunto em pauta foram os preparativos que envolvem segurança dos brincantes, percurso e fechamentos das vias, do 2° Micareta do Bloco “Furacão da Zona Sul”, que acontece próximo dia 29 em Porto Velho. Esteve à frente das negociações, o Major Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, Secretário Executivo do GGI.
Na oportunidade Ronaldo explicou a dinâmica de funcionamento do GGI, respectiva missão e resumiu alguns dos trabalhos bem sucedidos. O secretário de segurança, Marcelo Bessa, que é coordenador do GGI não pode comparecer por motivo de reunião.
Na pauta de discussões o que mais foi debatido, foi à falta de um espaço destinado ao município para realizar eventos culturais, sem que seja necessário fechar vias e causar transtornos a população.
Ficou decidido que o trajeto terá inicio pela Av. Campos Sales, até o Ginásio Poliesportivo, situado a Av. Jatuarana com Rua Sucupira, sendo a interdição das vias começa às 16hs, em frente ao Campo Florestão, e o horário de concentração a partir das 18hs, do dia (29/10), e o término finalizado às 00h30, quando o trânsito será liberado e a limpeza da via será realizada.
A segurança será feita pela 2° Cia do 1° Batalhão, além da utilização de seguranças particulares. O corpo de Bombeiros confirmou a utilização de duas Unidades de Resgate (UR) que estarão prontas para entrar em ação caso necessite de atendimento de primeiros socorros.
Participaram da reunião autoridades civis e militares responsáveis pela segurança e organização de eventos populares.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

POLÍCIA CIVIL DE LUTO!


É com enorme pesar que a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), comunica o falecimento do Policial Civil, Risson Queiroz Lima da Silva (28), que trabalhava na Central de Policia.
O corpo está sendo velado, na funerária Dom Bosco, situada na Av. Pinheiro Machado.

O Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania em nome do Governador de Rondônia Confúcio Moura, deseja votos de conforto a família enlutada e aos policiais civis que perdem um companheiro.
SESDEC / CHOA
Reconhecimento em forma de homenagem
O Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Marcelo Bessa, recebeu na manhã desta segunda-feira (17/10), das mãos do presidente da diretoria acadêmica do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos de Rondônia (Choa), 2º Tenente Sidney Serafim, uma placa de homenagem da turma. Sidney disse que o ato é o reconhecimento da turma pelo empenho e dedicação do secretário para que o curso se tornasse realidade.
“Fico feliz em receber essa homenagem, mas a dedico a todos os nossos componentes da secretaria e Diretoria de Ensino da PM (DE), que trabalharam para que o curso se tornasse realidade”, disse Marcelo Bessa.

Sesdec entrega viaturas para Polícia Civil e Militar

A Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), atendendo a política de aparelhamento das policias, entregou na última terça-feira (11/10) para Polícia Civil, 35 viaturas modelo Gol do total de 40 adquiridas por meio do processo de locação. Os outros cinco veículos vão ser entregues até a próxima semana. Também foram adquiridas cinco camionetas modelo L200 do total de 15. Das 10 que restam serem entregues, três viaturas serão destinadas a Polícia Civil e sete para a Polícia Militar.
De acordo com o Gerente de Logística da Sesdec (Gelog), Capitão PM James Padilha, as viaturas vão ser empregadas em três modalidades de policiamento: Patrulha Rural, Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e Grupamento de Operações Especiais (GOE).
Para o secretário de segurança, Marcelo Bessa, as viaturas locadas representam economia e agilidade na reposição quando necessário. “Conseguimos uma economia após negociação com as empresas de locação das viaturas na ordem de mais de R$ 4 milhões. Não tem desculpas de não ter viaturas rodando por falta de pneu, ou qualquer problema mecânico. A empresa responsável pela locação tem que manter as viaturas rodando sem interrupção, está no contrato”, destaca o secretário.
A Direção Geral da Polícia Civil (DGPC) após discussão com a Sesdec, decidiu que todas as viaturas entregues a Polícia Civil serão destinadas para o interior do Estado, onde atenderão as localidades que no estudo apresentam mais necessidade.
Mesmo trabalhando com recursos do Plano Plurianual (PPA) do governo passado a equipe da Sesdec conseguiu só neste ano, renovar quase por completa a frota de viaturas da Capital.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

DEPCA levará crianças da Vila Princesa ao cinema

A Delegacia Especializada na Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) irá nesta quinta-feira (13/10) levar 130 crianças da Escola Municipal João Afro, localizada na Vila Princesa de Porto Velho ao cinema. A direção do Cine Rio abraçou a proposta e disponibilizou um horário gratuito a criançada.
De acordo com a titular da DEPCA, delegada Noele Caroline, a ação visa uma maior aproximação das crianças com polícia, além de trazer um dia de alegria em alusão ao dia das crianças 12 de outubro. “São crianças sofridas, que merecem um olhar diferente e um dia de alegria”, disse.
O evento contará com a participação de todos os funcionários da delegacia. A Polícia Militar e Bombeiro Militar também participarão oferecendo o transporte aos alunos.

Gesfron realiza operação nas fronteiras de Rondônia

Iniciou na manhã de ontem segunda-feira (10) e vai até sábado (22/10), mais uma operação desencadeada pela Gerência de Fronteira (Gesfron) da secretaria de segurança do Estado de Rondônia (Sesdec). A operação contará com o efetivo de 45 policiais militares e civis. As ações acontecerão em toda a região fronteiriça do Estado com a Bolívia. Estarão à frente da operação o delegado de polícia civil, Rafael Brito, e capitão PM Marcos Freire.
De acordo com o delegado Rafael Brito, a operação nas fronteiras do Estado, visa maior intensificação no combate ao narcotráfico, tráfico de armas de fogo e evasão de veículos furtados e roubados, que ainda são considerados altíssimos no Estado. “A Bolívia é um grande produtor e fornecedor de drogas a Rondônia. Os veículos aqui roubados são trocados pelos entorpecentes, o que abastece o mercado local e fomenta a criminalidade”, disse Brito.
O secretário de segurança do Estado, Marcelo Bessa, disse que ações como está serão freqüentes nas fronteiras de Rondônia. “Sabemos que é quase impossível acabarmos de vez com a entrada de drogas no Estado, no entanto podemos dificultar as ações desses traficantes”, destaca Bessa. Segundo ele já está comprovado que as drogas são os principais causadores do aumento da criminalidade e dos homicídios no Estado.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PM apreende drogas e munições de grosso calibre em "Bocade Fumo"

Na tarde da última quarta-feira (04), por volta das 15h00, a guarnição do aluno a cabo  Alex e o SD PM Nicássio patrulhava o bairro Primavera, quando ao passar pela Rua Progresso se deparou com dois elementos sentados em frente a uma residência, em atitude suspeita. Ao avistar a viatura, um dos suspeitos empreendeu fuga. O outro, identificado como Celso Eugênio da Silva, levantou-se rapidamente e tentou se esconder nos fundos da casa.
Ao ser abordado, o suspeito disse aos PM's que estava apenas descansando naquele local e em seu bolso foi encontrado uma certa quantia em dinheiro "trocado". Após uma busca minuciosa pelo interior da residência, que estava totalmente vazia, os policiais localizaram  14 munições calibre 9mm, 02 munições calibre.38 e uma certa quantia de "Maconha".
O canil do 2º BPM, juntamente com as guarnições de serviço, também compareceram no local e após uma varredura pelo quintal foi encontrado, escondido em vários lugares, uma balança digital, um frasco contendo várias parangas de "Crack", e um tablete de "Maconha".
O suspeito abordado, Celso Eugênio, informou que não tinha conhecimento sobre as drogas e negou ser o proprietário da residência, porém não souber dizer o seu endereço atua. Segundo a polícia, Celso Eugênio, já foi preso por "Posse de Entorpecentes". Fonte PM Luiz do 2º BPM.

PM recupera veículo furtado em Jaru

Policiais Militares lotados na 1ª Companhia Independente de Policiamento Ostensivo em Jaru prenderam na tarde de terça feira (04), por volta das 15h50, na Rua Tapajós esquina com a Rua Minervino Viana, setor 03, Edson Batke Campin, 23 anos, acusado pela prática do crime de furto.
Conforme consta no Boletim de Ocorrência Policial, a guarnição comandada pelo soldado PM Fernandes e auxiliada pelos PMS Almeida e Alex Lima, em patrulhamento de rotina no setor 3 avistaram o agente em uma motocicleta de cor vermelha, Marca Honda, Modela Fan 125 parado em atitudes suspeita. Ao ver a guarnição se aproximando, o acusado  largou a motocicleta no chão e saiu em disparada mais foi interceptado pelos policiais, indagado sobre o motivo da fuga o mesmo informou que é foragido da justiça e que a motocicleta havia sido furtada no dia 01/10/20011(sábado)
Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao agente e após ter sido submetido a exame de corpo de delito no hospital municipal, foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil do Município de Jaru.

Polícia Militar prende terceiro integrante acusado do roubo no Banco Bradesco em Jarú

Policiais Militares lotados na 1ª Companhia Independente de Policiamento Ostensivo em Jaru prenderam na tarde desta  terça feira,, por volta das 12h30, na Rua Ermano Santos, setor 07, Thiago silva Rodrigues, 20 anos, acusado pela pratica do crime de Roubo.
Conforme consta no Boletim de Ocorrência Policial, a equipe de PMs do serviço de Inteligência e investigação, após receberem uma denúncia anônima informando que um dos agentes envolvidos do roubo do banco expresso Bradesco teria escondido uma motocicleta em uma residência de cor Rosa na Rua Ermano Santos, se deslocaram até as mediações e constataram que se tratava da motocicleta de Placa, NCS 4916, modelo tornado, de cor preta utilizada no Roubo.
 A partir deste momento em apoio a Policia Civil esta equipe deslocou novamente até o endereço para apreensão do referido veículo e descobriu que o terceiro agente estaria escondido em uma casa na Rua Rio Grande do sul, ao chegar até local obtiveram êxito em localizar o agente que confirmou ter sido um dos envolvidos no roubo pela manhã e que teve apoio de um quarto agente e que o mesmo escondeu sua motocicleta e fugiu tomando rumo ignorado.
Sobre o segundo veiculo utilizado ele informou que se tratava de uma motocicleta de modelo XR 200 e que os mesmos haviam abandonado próximo ao banco.
   Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao agente e após ter sido submetido a exame de corpo de delito no hospital municipal, foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil do Município de Jaru.

Guarda Mirim de Presidente Médici é destaque na Expomedici e festa do maracujá

A Guarda mirim de Presidente Médici esteve presente durante todos os dias da exposição agropecuária do município que aconteceu nos últimos dias do mês de setembro, juntamente com os Policiais Militares, sob o comando do subtenente Daniel.
A Guarda Mirim  realizou um trabalho preventivo, alertando a população quanto ao uso abusivo de bebidas alcoólicas e direção, bem como os males que causam o uso de drogas, principalmente o tabaco, onde foi demonstrado os efeitos que o fumo causa, com o auxílio da boneca Altina, que é um simulador dos efeitos do cigarro no organismo.
Os próprios alunos da guarda mirim, que tem o curso do Proerd, faziam as explicações e convidavam os demais jovens a vir conhecer mais sobre os efeitos negativos da drogas, sob supervisão da instrutora, soldado PM Juliana (instrutora do Proerd e Guarda Mirim). Segundo relatos de populares, os jovens guardas mirins serviram de exemplo, pois demonstraram aos outros, através de suas atitudes, que o jovem não precisa usar drogas, se embriagar, se envolver em gangues para serem felizes e pertencerem a um grupo, eles podem sim  serem saudáveis, ter amigos, fazerem o bem e se divertir muito mais .
 No sábado à noite, os guarda mirins fizeram uma apresentação de ordem unida e incorporação da bandeira, no centro da arena, encantando a todos os presentes.
Eles ainda participaram da festa do maracujá, que acontece em Estrela de Rondônia e como sempre os alunos estão presentes, realizando apresentações de ordem unida, demonstrando civismo e sendo exemplos para muitos adolescentes e jovens.
Segundo a soldado  PM Juliana é de suma importância os jovens estarem presentes nestes eventos, além de demonstrar o grande respaldo que a guarda mirim tem junto a população, eleva a auto estima destes jovens, fazendo com que eles sintam a grande importância que tem perante a sociedade, o que é primordial para que nunca se envolvam com drogas e criminalidade.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PAUTA PARA QUARTA-FEIRA

PAUTA PARA QUARTA-FEIRA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - SUGESTÃO DE PAUTA
PAUTA:
LOCAL: Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes contra a Vida (Delegacia de Homicídios). Endereço: Rua Brasília, 1.400 bairro Mato Grosso. (Próximo a Faculdade São Lucas, anexa a Delegacia de Homicídios)
Horário: 16hs - QUARTA-FEIRA (05/09)
SINOPSE:
A SESDEC e Polícia Civil convidam a imprensa para a entrevista coletiva que apresentará os resultados das perícias e investigação do caso da mulher que foi encontrada morta no prédio do pecuarista João do Vale.
O delegado Alessandro Morey, secretário de segurança, Marcelo Bessa e os policiais civis envolvidos no caso, falarão a imprensa sobre os resultados apurados.
CONTATO:
Santiago Roa Junior – Assessor de Comunicação SESDEC
Fone: 9981-0009 – Twitter: @santiagoroa2011
Bom Trabalho a todos e sucesso em 2011!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

7º BPM
Coronel Cesar preside cerimônia de passagem de comando

Com uma área de atuação que congrega cerca de oito municípios, o novo comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Ariquemes, Rondônia, tenente coronel PM Enedy Dias de Araujo, tomou posse hoje, às 9 horas, no pátio de formaturas do Batalhão, em substituição ao major PM Antonio Matias de Alcântara, sob a presidência do coronel PM Paulo Cesar de Figueiredo, Comandante Geral da Polícia Militar de Rondônia. “Um procedimento normal dentro da caserna, pois o oficial é preparado para assumir diversas funções e desta forma estamos realizando a passagem de comando deste Batalhão”, disse o coronel.
O coronel Cesar agradeceu a lealdade, o compromisso e a abnegação do major PM Alcântara que mesmo diante das dificuldades apresentadas no decorrer de seu comando, soube trabalhar no sentido de manter uma tropa unida com um reflexo de bons serviços prestados a sociedade de Ariquemes. Para ele “é dever do Estado e responsabilidade de todos, por isso, conclamo a trabalharmos juntos para o bem estar e a segurança da comunidade”.
Hoje estamos colhendo os frutos do planejamento e as determinações do governador Confúcio Moura que quer uma Polícia ativa e participativa envolvendo não só os órgãos voltados a segurança pública, mas também toda sociedade, “e é por isso que estamos trabalhando com a filosofia de Polícia Comunitária onde envolve a todos. Ao tenente coronel Enedy, novo comandante, desejou boa sorte e que mantenha a população tranqüila contra os que ainda vivem a margem da lei.
Além do prefeito Marcio Londe Raposo, prestigiaram a solenidade, vereadores, juízes, delegados, uma comitiva da Maçonaria liderada pelo grão mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia, Juscelino Moraes do Amaral.

Elogio
O tenente coronel PM Bitencourt Coordenador Regional de Policiamento II, sediado em Ji-Paraná, fez a leitura do elogio ao ex-comandante do 7º Batalhão, major PM Alcântara. Para ele, a carreira policial militar é um sacerdócio, quem adentra as fileiras do serviço público para servir à comunidade via Polícia Militar não pode escolher esta ou aquela missão, deve sim, estar pronto a ser escolhido para todas.
Ele destacou as realizações do major Alcântara frente ao Comando do 7º BPM. Dentre elas o emprego eficaz da Filosofia de Polícia Comunitária, mesmo que em passos ainda acanhados, a descentralização do policiamento e a aproximação com a comunidade, divisão da cidade de Ariquemes em setores e instalação de bases comunitárias em escolas da rede pública, selando a parceira com a comunidade.

SESDEC
O Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Marcelo Bessa, em nome do Governador do Estado Confúcio Moura, enaltece os feitos pelo novo comandante e agradecem os serviços prestados pelo antecessor. “Nossa Polícia Militar dispões de líderes cm intensa qualidade e a região do 7º Batalhão recebe mais um comandante de destaque para o comando das ações. Que tenha êxito e sucesso”, disse Bessa.

Curriculum do Novo comandante
Tenente Coronel PM ÊNEDY DIAS DE ARAÚJO, 41 anos – natural de Recife – PE.
Bacharel em Ciência da Computação e Direito.
1989 - Curso de Oficial de Intendência do Exército Brasileiro. Local: Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife – PE.
1992 - Curso de Adaptação para Oficiais Combatente da PMRO. Local: Polícia Militar de Rondônia.
1995 – Curso de Planejamento Estratégico. Local: SEBRAE - Porto Velho - Curso promovido pela PMRO.
1995 a 1999 - Bacharel em Ciência da Computação. Local: FATEC/RO e Universidade Federal de Alagoas.
1999 - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais PM. Local: Polícia Militar de Rondônia.
2001 – Curso de Controle e Resolução de Conflitos e Situações de Crise. Local: Porto Velho - Curso promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
2002 – Curso de Relações Humanas. Local: Ji-Paraná – Curso promovido pela SESDEC.
2002 a 2006 - Bacharel em Direito. Local: ULBRA – Ji-Paraná – RO.
2004 – Curso Superior de Polícia. Local: Polícia Militar de Rondônia.
2009 – 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública. Organizador: Ministério da Justiça – Brasília – DF.
2009 – Conferência sobre “O Perfil da Criminalidade no Estado de Rondônia e Estratégias de Prevenção”. Organizador: SESDEC – Porto Velho – RO.
2010 – XXVII – Seminário de Segurança da Informação e Comunicações. Organizador: Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Local: Porto Velho/RO

TRABALHOS MONOGRÁFICOS:
Título: Gerenciando a Informática, Apresentado na Universidade Federal de Alagoas como Trabalho de Conclusão do Curso de Ciência da Computação – turma 1998.
Título: A Implantação de uma rede de comunicação informatizada na Polícia Militar do Estado de Rondônia. Apresentado no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da PMRO – turma 1999.
Título: O Paradigma da Segurança Pública Frente à Política Criminal Constitucional Contemporânea. Apresentado na ULBRA-Ji-Paraná como Trabalho de Conclusão do Curso de Direito – turma 2006/2.

PRINCIPAIS FUNÇÕES EXERCIDAS:
- Assessor de Informática da PMRO.
- Comandante do Corpo de Alunos do Colégio Tiradentes.
- Chefe da 1ª Seção do 5º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Porto Velho.
- Subcomandante do 2° Batalhão de Polícia Militar, sediado em Ji-Paraná.
- Coordenador Adjunto da Coordenadoria Regional de Policiamento II, sediada em Ji-
Paraná.
- Comandante da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ostensivo – Jaru – RO.
- Assessor Militar e Diretor de Polícia Legislativa da Assembléia Legislativa de Rondônia.
- Chefe do Centro de Informática.

PROMOÇÕES:
- Incluído na PMRO em 10 de agosto de 1992, como Aspirante a Oficial PM;
- Promovido ao posto de 2º Tenente PM em 21 de abril de 1993.
- Promovido ao posto de 1º Tenente PM em 21 de abril de 1995.
- Promovido ao posto de Capitão PM em 25 de dezembro de 1997.
- Promovido ao posto de Major PM em 25 de agosto de 2001.
- Promovido ao posto de Tenente-Coronel PM em 21 de abril de 2008.

CONDECORAÇÕES:
- Medalha Mérito Policial Militar;
- Medalha Dedicação Policial Militar – 10 anos;
- Medalha Forte Príncipe da Beira;
- Medalha D. Pedro II;
- Medalha Mérito Legislativo;
- Medalha da Casa Militar;
- Comenda da Ordem do Mérito Marechal Rondon;
- Comenda Governador JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA.

POLÍCIA CIVIL EM AÇÃO

DEFCHEJD (Delegacia de Jogos e Diversões)
“Operação Cassino 11” fecha mais uma casa de jogos clandestina

No dia Hoje 30, por determinação do Delegado Titular da Delegacia de Jogos e Diversões, policiais desta Especializada e da Delegacia do Consumidor (DERCCON) realizaram mais uma operação  visando o combate a "Cassinos Clandestinos".
A Delegacia recebeu uma ligação anônima na qual informaram que na rua México, com rua Almirante Barroso, s/nº (próximo ao Aquarius Selva Hotel) funcionava uma casa de jogos. Os policiais se deslocaram ao local para investigações prévias, confirmando assim que lá, realmente, funcionava uma casa de jogos clandestina com máquinas caça-níqueis.
 

Dessa forma, às 10h da manhã de hoje (30), houve a entrada no estabelecimento, ocasião em que foram arrecadadas 18 máquinas de caça-níqueis (com monitores), que estavam em pleno funcionamento, a quantia de R$ 1.590,00 (em espécie), que estava no caixa e outros objetos. A gerente do estabelecimento, E.F.L., já responde ao Termo Circunstanciado (TC) nº 23/2011. A mesma foi conduzida à Delegacia.
Houve pericia no local sendo que o perito, ao abrir as máquinas, encontrou no seu interior a quantia de R$ 1.412,00 (em espécie).
 
Ressalto que a conduzida, no local dos fatos, reclamou que a casa de jogos tinha sido inaugurada no domingo passado (25/09/11) e ainda não tinha tirado lucro. Todos os objetos e quantia, juntamente com a conduzida (que estava acompanhada de seu advogado), foram apresentados no Cartório Criminal da Delegacia de Jogos e Diversões.

O boletim de ocorrência, deste fato, foi registrado sob o número 11E1013000053, a qual deu origem ao TC 028/201

**
Urupá
PC prende dois supostos traficantes

 
Dia 29, a equipe de policiais civis da Delegacia de Urupá (RO), realizou o acompanhamento e montou campanas, no intuito de prender traficantes do município, os quais buscavam drogas em Alvorada do Oeste (RO) e vendiam naquela urbe. 
Por volta das 17h30min, os policiais obtiveram êxito em apreender drogas com as pessoas de Joselândio F.D., Vulgo "Lan" e Felipe S.F., os quais foram abordados na entrada da cidade, em uma motocicleta Honda/POP, de cor Azul, placa NDD 1597, e depois foram apresentados na Delegacia para as providências cabíveis.
O Delegado, Dr. Roberto, ressaltou que Felipe é irmão de Fernandão, vulgo “Pezão”, outro suposto traficante preso no início de agosto na cidade de Ji-Paraná por esta mesma equipe de policiais, mostrando o compromisso com a população de Urupá (RO) para com a repressão ao tráfico de entorpecente. 
E quanto à Joselândio, vulgo “Lan”, ele é, provável traficante conhecido em Alvorada do Oeste, sendo que na cidade de Urupá já foi chefe de uma “Gangue”, a “Gangue do Lan”, respondendo por furto, roubo e lesão corporal dolosa, estando atualmente cumprindo pena em regime aberto. Este fato fora registrado na Delegacia de Urupá sob o número 571/11.