domingo, 29 de maio de 2011

Extrema: homicídio está parcialmente esclarecido


Caso Adelino Ramos: homicídio está parcialmente esclarecido
Reforço policial visa esclarecer completamente o crime e prender envolvidos
Ontem, 27/05, por volta das 10h00, em Vista Alegre do Abunã, localidade pertencente ao Distrito de Extrema, município de Porto Velho, ocorreu o homicídio de Adelino Ramos, 57 anos.

A vítima transitava pela Rua Ivo Carneiro quando foi abordada pelo infrator o qual efetuou disparos de arma de fogo, evadindo-se em seguida. Embora tenha sido socorrido, Adelino não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito.

As investigações foram iniciadas imediatamente e com o resultado das diligências já se chegou a autoria parcial do crime. Com as provas já coletadas pela Polícia Civil, as investigações apontam Ozeas Vicente como autor dos disparos.

O crime que continua sendo investigado para apurar eventual participação de terceiros. Equipes da capital auxiliam nas investigações e na captura do acusado. As forças policiais estão trabalhando em conjunto para a solução do crime.

Os estados do Acre e Amazonas também reforçaram o policiamento nas fronteiras para que se possa prender o investigado. Caso não seja localizado em tempo de se lavrar o flagrante, a prisão cautelar já está sendo providenciada uma vez que as provas reunidas são bastante consistentes.

Com a velocidade e intensidade da investigação espera-se que o crime logo seja totalmente elucidado.


Foto do investigado
ozeas vicente

ASSASSINATO EM VISTA ALEGRE DO ABUNÃ - II

ATENÇÃO
A SESDEC informa que a identificação do autor do crime em Vista Alegre do Abunã, foi realizada por meio da identificação por fotografia da esposa a vítima, Adelino Ramos, o "Dinho".
A qualquer momento será divulgada a foto do acusado, Oséas Machado, conhecido por "Osias" por meio deste blog, Decom, Facebook e Twitter da Sesdec.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

ASSASSINATO EM VISTA ALEGRE DO ABUNÃ


CRIME
Governo de Rondônia e Sesdec integram polícias para prender autor de assassinato
O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) informam que está envidando esforços no sentido de localizar e prender os assassinos do Sr. Adelino Ramos. O crime aconteceu nesta manhã no distrito de Vista Alegre do Abunã, Porto Velho (RO).
Uma equipe de Policiais Civis da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Vida da Capital deslocou-se para o local do crime e juntamente com os Policiais Civis da localidade estão realizando as investigações.
A Polícia Militar montou barreiras nas linhas de acesso ao distrito e outras possíveis de terem sido utilizadas como via de fuga. O Serviço de Inteligência da Sesdec atua em parceria com o Serviço de Inteligência da Policia Federal. Um dos participantes do delito já foi identificado e sua prisão poderá ocorrer nos próximos momentos.
Informações sobre a forma do crime dão conta que a vítima estava com sua esposa dentro de uma Caminhonete modelo Silverado. O autor se aproximou e desferiu os disparos. As polícias integradas estão agindo de forma rápida e levantando mais informações que serão divulgadas em breve. 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

POLÍCIA EM AÇÃO!


Mirante da Serra - PC E PM fecham mais uma boca de fumo




Em operação integrada, policiais da Polícia Civil em Mirante da Serra e a Polícia Militar em Nova União conseguiram prender em flagrante Adilson de Oliveira por posse irregular de munição de uso permitido (art. 12 da lei nº 10.826/03), bem como pelo crime de tráfico de entorpecente (art. 33 da lei nº 11.343/06), haja vista terem sido encontrados na residência do agente  sete7 invólucros com a substância “crack”, a quantia de R$ 203,25, bem como cinco munições de calibre 22 e uma de calibre 38. Após denúncias de populares, os policiais civis e militares, passaram varios dias observando a movimentação suspeita na casa de Adilson, que estaria envolvido na venda de drogas e na noite do dia 23/05/2011 após uma campana conseguiram prender o acusado em flagrante. Adilson foi recolhido à Cadeia Pública de Ouro Preto do Oeste, onde aguardará o pronunciamento da Justiça. A informação é de Valter Fernandes da AI/DRP/JP, com fotos da Polícia Civil em Mirante.

**
Alunos da escola Ruth Rocha de Ji-Paraná vão parar no Hospital



 O susto ocorreu no final da tarde de ontem, por volta das 17h30, na escola Ruth Rocha, localizada na Rua São Luiz, entre T-15 e T-16, no bairro Nova Brasília. Um aluno de 9 anos,  entrou numa sala de aula e esborrifou um substância que estava dentro de um frasco de perfume. Esta substância exalava um cheiro muito forte e seis alunos, entre 5 e 7 anos  foram parar no hospital. Um professor também teve fortes dores de cabeça.


Ao saber do fato, a direção da escola rapidamente ligou para o Corpo de Bombeiros, mas como eles estavam sem viatura no momento, as guarnições de serviço da Polícia Militar prontamente se deslocaram para o local. De acordo com os PM's, quando chegaram na escola, avistaram várias crianças desmaiadas e de imediato realizaram a condução até ao Hospital Municipal. Outras guarnições ajudaram no deslocamento, controlando o grande fluxo de trânsito que estava na BR 364 e abrindo passagem para as viaturas policiais.
No primeiro instante, todos pensavam que a tal substância fosse uma droga chamada "Lança Perfume".  Após a análise de peritos, foi comprovado que se tratava de perfume.
 Segundo declarações da vice-diretora, Profª Rosimeire Pereira Bras, o aluno responsável por ter lançado o perfume na sala de aula, já foi identificado e a direção da escola vai tomar as devidas providências sobre o caso. A professora também agradeceu e elogiou o rápida ação da Polícia Militar.
 O médico de plantão que atendeu as crianças, doutor Abraim Chama, disse a equipe de reportagem que tudo não passou de um grande susto e que as crianças passam bem. O líquido que estava no interior do frasco, realmente se tratava de um perfume, e o motivo das crianças passarem mal, provavelmente, foi devido ao forte odor somado com o intenso calor da sala de aula.
***

Casal é preso com mais de 3kg de cocaína no aeroporto de Ji-Paraná





Policiais Civis do Denarc de Porto velho e da Delegacia Regional de Ji-Paraná apreenderam na madrugada desta quarta feira 25/05, no aeroporto de Ji-Parana 3.675 KG de cocaína acondicionada na mala de viagem do elemento Alexandro Rosa Brandão que iria embarcar em uma companhia aérea para Ribeirão Preto -SP.
Após receber informação no Disk denuncia de que uma pessoa de nome Alexandro embarcaria por volta das 2h40  no aeroporto de Ji-Paraná com destino a Ribeirão Preto-SP, uma equipe do Denarc se deslocou até Ji-Paraná e após contatar com O Delegado Regional Adilson de Almeida Junior e sua equipe trocando informações, foram para o Aeroporto José Coleto, onde montaram uma campana. Por volta das 2h20 os policiais notaram a chegada de um casal em um veiculo Motoneta C100 Biz de cor prata, tendo o homem se dirigido com pressa para efetuar o Check-in e ao se abordado confirmou a suspeita da equipe.
O Homem era Alexandro da Rosa Brandão, 22 anos, que estava acompanhado de sua amasia Adriana Souza Leite, 27 anos, a qual havia ido deixa-lo para embarque, ao revistar a mala de viagem do acusado  os policiais encontraram dois Invólucros contendo a substancia entorpecente que pesaram cerca de 3.5 Kg. Em seguida a equipe foi até a residência dos acusados na rua T 14, Bairro União II e após uma revista encontraram uma Balança de precisão e mais cerca de 200 gramas da mesa droga enterrada no quintal. Diante da situação ambos foram conduzidos a sede da 1ª Delegacia de Polícia, onde o Delegado de Plantão, Dante Rodrigo, lavrou o auto de prisão em Flagrante por trafico de entorpecentes e após o exame de corpo de delito determinou o recolhimento dos mesmos ao Presidio, ele ao Presídio Central e ela ao Agenor Martins de Carvalho a disposição da Justiça.
 Segundo o Delgado Regional  Adilson de Almeida Junior, que acompanhou todas as diligências, o acusado Alexandro confirmou que levaria droga para a cidade de Vitória-Es, embora estivesse com passagem aérea somente até Ribeirão Preto-SP, ele seguiria de Ônibus da cidade Paulista até a capital capixaba.  Autor Valter Fernandes, fonte  AI/DRP/JP.   Fotos PM Luiz 2º BPM.

***

Cobrador vai receber dívida e acaba estuprando a esposa do devedor

O crime cruel, covarde e repugnante ocorreu no final da noite de ontem por volta das 22horas, na estrada do  Anel Viário, em Ji-Paraná. Segundo declarações da vítima, uma mulher de 25 anos de idade, na semana passada dois homens apareceram em sua residência para cobrar uma dívida no valor de R$ 1.000,00 do seu marido. Como seu esposo negou em pagar a tal dívida, pois segundo ele, não devia a ninguém, os homens insistiram na cobrança e prometeram voltar outro dia.

A vítima ainda contou aos policiais que na data de ontem, seu marido viajou a trabalho para a cidade de Ariquemes e que por volta das 22horas o mesmo homem retornou em sua casa e armado com uma faca e um revólver, sob ameaças de morte, ordenou que ela montasse em sua motocicleta. "Ele me ameaçava a todo o momento. Falou que se eu gritasse, iria me matar e a dívida já estaria paga com o meu sangue. Meu marido falou que a dívida não é dele, mas sim de um amigo", disse a vítima.
 Depois, o estuprador covarde  a levou para a estrada do Anel Viário e ao chegar na entrada do Balneário Bernadi, a amarrou com uma alça do seu vestido. Amarrada, ela foi espancada e brutamente violentada. O criminoso não usou preservativo e ejaculou em cima da vítima. Em seguida, ligou para o marido da vítima e disse que a dívida já estava paga, pois o mesmo tinha matado sua esposa.
 Após algum tempo, a vítima conseguiu se soltar e pediu ajuda para um morador. A Polícia Militar esteve no local e constatou os fatos. Fonte PM Luiz 2º BPM.

Números apontam queda na taxa de homicídios em Porto Velho


SESDEC


A Equipe de Estatística e Analise Criminal da Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), divulga números que apresentam a redução na taxa de homicídios. Baseados em dados da houve uma redução em Porto Velho em 23,2%, já que no ano de 2010 a taxa era de 42,64 homicídios por 100 mil habitantes.

Tabela que demonstra a redução no ano de 2011.
2007
2008
2009
2010
2011
34,11
28,62
33,13
42,64
       33,10

O resultado de 2011 é uma projeção, levando-se em consideração os resultados apresentados no primeiro quadrimestre e a manutenção dos índices até o fim do ano. Em relação aos Homicídios em Rondônia, a taxa por 100 mil habitantes era de 37 homicídios em 2010. No  primeiro quadrimestre deste ano houve uma redução de 17%, caindo para 29 homicídios para cada 100 mil habitantes.
No que diz respeito à apreensão de drogas, houve a apreensão de mais de 230 quilos de Cocaína, e mais de 100 quilos de maconha, nesse primeiro quadrimestre, ultrapassando a média semestral de 2010.
Nos outros crimes mais relevantes, como roubo e furto, os índices apontaram um aumento médio de 1,2%, o que será objeto de estratégia de atuação consistente no redimensionamento do policiamento preventivo de modo a empregá-lo nos horários e locais de maior incidência, para o que a Polícia Militar se valerá, também, de reforço policial a ser criado tal como: Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas), Força Tática, Patrulha Escolar e Patrulha Rural.
Os estudos desenvolvidos pela Equipe de Estatística e Análise Criminal permitem fazer as seguintes considerações:
1.            Os abusos na ingestão de bebidas alcoólicas possuem uma correlação com os horários de pico, já que das 7hs às 19hs, na cidade de Porto Velho, ocorre o maior fluxo de tráfego, entretanto, os picos de acidentes com vítimas têm maios incidência nos horários das 22hs às 23hs, notadamente em domingos e feriados;
2.            Analisando anos anteriores, os estudos comprovam que as motocicletas tiveram uma participação de quase 90% nos acidentes com vitimas;
3.            Os dias de Domingo e Quarta, coincidentemente dias de jogo pelos campeonatos de futebol regionais, brasileiro e outros, são os dias de pico de acidentes de veículos e violência contra a mulher.
4.            Em relação aos Homicídios, novamente os domingos e as quartas-feiras são os dias de maior numero de registros, e 56% dos homicídios foram praticados entre as 22h às 6h.
5.            Fica evidente, e à unanimidade, que os municípios que já adotaram a “Lei Seca” como medida preventiva tiveram uma redução significativa dos índices de homicídios, lesões corporais, acidentes de trânsito, violência contra a mulher, entre outros delitos. Tal mecanismo permite, por meio de lei municipal, limitação do horário de funcionamento dos locais em que há a venda de bebidas alcoólicas para consumo no próprio local. No caso específico de Porto Velho, esse pico gira em torno de 35% de aumento da demanda no domingo, enquanto que nas Ocorrências de Homicídios ocorre um aumento de 84% em relação à média dos dias de semana.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

PPA 2011 - PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL

Todas as secretarias unidas no trabalho de Planejamento Plurianual. Em mesas de ações de estratégias a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania reunida com gerentes e o Secretário de Segurança Marcelo Bessa, Secretário Adjunto Ricardo Rodrigues, e as mesas formadas pela Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

PERSONALIDADE E AÇÃO!

A tarde de ontem foi marcada por vários compromissos, dentre eles o encontro entre o Secretário de Segurança Marcelo Bessa, ao lado do Chefe Adjunto da Casa Civil, Edvaldo Soares, o Chefe do Decom, Frederico Perillo em uma rápida reunião com o renomado e premiado Jornalista, Professor Universitário Gaudêncio Torquato no Palácio do Governo.
O encontro foi uma prévia do lançamento do Treinamento do Planejamento Estatégico para o PPA 2011.

 Marcelo Bessa, Prof. Gaudêncio Torquato e Fred Perillo (Decom)
 Fred Perillo (esq.), Secretário de Turismo Júlio Olivar,Gaudêncio Torquato 
e Secretário de Segurança Marcelo Bessa.
Secretário Marcelo Bessa e Gaudêncio Torquato no Gabinete do Governador Confúcio Moura

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Atenção Imprensa - Pauta!!!



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - SUGESTÃO DE PAUTA

PAUTA: Estande de Tiro Virtual reativa treinamento

LOCAL: Diretoria de Ensino da PM – Rua Aparício de Moraes, nº 3.869, ao lado da Semusb e Sead

HORÁRIO: DIA 18/05 (Hoje) – 15h30

SINOPSE:
A Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), reatica a partir de hoje o Estande de Tiro Virtual. Trata-se de um espaço octogonal onde o policial fica dentro e tem visão em 360º para efetuar o treinamento de tiro em ações virtuais.
Além deste centro em Rondônia, apenas Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ) conta com a disponibilidade deste aparato. O local não proporcionará o desenvolvimento do treinamento apenas da Polícia Militar e Polícia Civil, o espaço servirá também para a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Agentes Penitenciários. O Secretário de Segurança Marcelo Bessa estará a frente da demonstração.


SUGESTÃO DE ENTREVISTADOS SOBRE O PLANEJAMENTO:
Dr. Marcelo Nascimento Bessa – Secretário de Segurança, Defesa e Cidadani – SESDEC/RO


CONTATO:
Santiago Roa Junior – Assessor de Comunicação SESDEC
Fone: 9981-0009 – Twitter: @santiagoroa2011


Bom Trabalho a todos e sucesso em 2011!

IMPRENSA!

Prezados Colegas...
Antes que aconteça a reclamação, nos colocamos inteiramente a disposição para dar os devidos créditos as fotografias postadas, pois recebemos material de várias fontes.
Direito Autoral e olhar do profissional fotógrafo são respeitados e admirados por nós.
Desde já a SESDEC agradece o empenho da Crônica Policial de Rondônia.
Atenção sites, que querem postar seus vídeos de matérias em nosso blog, basta enviar para o e-mail: acs@sesdec.ro.gov.br 

SEM CHANCE PARA CRIMINOSOS: POLÍCIA CIVIL AGE FIRME E RÁPIDO


DERFVA recupera seis motocicletas


A Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFVA) localizou e recuperou seis motocicletas que foram furtadas e roubadas nos últimos dias em Porto Velho. As motos estavam jogadas no meio da mata cerca de três quilômetros da BR 364 depois da UNIR. O local é rota de tráfico de entorpecentes e corredor para retirar veículos para a Bolívia.
Os policiais civis investigavam informações sobre a possibilidade de existir motos escondidas naquela localidade e que se seriam levadas para a Bolívia neste final de semana. De acordo com um dos policiais, eles descobriram a entrada, que é mais uma entre várias trilhas existentes naquela estrada, e surpreenderam um ‘olheiro’ ou ‘vigia’ que estava armado. Ao perceber que foi descoberto atirou contra os policiais e embrenhou na mata, houve troca de tiro, mas conseguiu fugir deixando para trás as motocicletas.
No esconderijo, as motocicletas estavam deitadas no meio das árvores e plantas para dificultar a visualização de longe. No local também haviam galões vazios que foram carregados com gasolina para abastecer os veículos, algumas motos estavam com as chaves.
Nas trilhas próximas à trilha principal, algumas armadilhas foram armadas pelos traficantes para tentar impedir a evolução dos policiais no meio da mata, mas as encontradas foram desarmadas.
O caminho aberto na mata tem a medida exata de um caminhão de pequeno porte, utilizado para o carregamento ilegal. Outras motos são levadas pilotadas por homens contratados para deixar nas proximidades da cidade de Guajará Mirim, próximo à fronteira.
O mercado
Em regra, estes veículos são subtraídos para serem desmanchados ou levados a outros países onde são trocados por droga. Desta forma a repressão a determinados crimes implica igual combate a outros crimes relacionados, já que inviabiliza a atividade ao provocar o prejuízo, impedir o lucro e prender os criminosos.
As motocicletas recuperadas foram levadas para a sede da delegacia em Porto Velho, onde serão periciadas e providenciada a restituição aos proprietários.

Investigado por estupro é preso
Cinco casos foram esclarecidos

A Polícia Civil da capital esclareceu cinco casos de estupros.
As investigações foram esclarecidas pela DEPCA, Central de Flagrantes e DEAM que elucidou três inquéritos policiais que apuravam violência sexual de vítimas distintas, com o mesmo autor e modus operandi.
O acusado J.B. abordava as vítimas de posse de um estilete, as ameaça e as colocava no interior do próprio veículo delas, as levava para um local afastado onde as amarrava e imobilizava, colocava no banco traseiro (deitada no chão), em seguida as levava a um motel onde as violentava sexualmente, mantinha-as amarrada, e depois se apossava do cartão de crédito e aparelho celular delas.
Assim, o acusado teria violentado, ao menos cinco vítimas, uma menor e quatro maiores.
O acusado foi preso e confessou a prática dos delitos e encontra-se preso à disposição da justiça.

DENARC: prende dois investigados e cerca de 14 kg de maconha


L.N.M. (28) e S.L.B. (34) foram presos na tarde de terça-feira (10) na BR 364, km 15, com aproximadamente 14 quilos de maconha prensada, que traziam para comercializar na capital.
Na abordagem feita em um veículo Fiat/Uno a droga foi localizada escondida em uma bolsa de viagem atrás do banco do passageiro.
A prisão foi efetuada pela Polícia Civil através do DENARC (Departamento de Investigação sobre Narcóticos) que possuía informação sobre o carregamento do entorpecente.
Depois de flagranteados, S.L.B., que já possui passagem pela polícia por homicídio, assumiu ser o dono da droga e disse que pagaria para L.N.M. o valor de R$ 1 mil para ele fazer o transporte da droga. S.L.B. disse que comprou a droga em uma cidade no Mato Grosso por R$ 500,00 reais o quilo e aqui em Porto Velho venderia um quilo por cerca de R$ 1.000,00 reais.
Depois de presa a dupla foi levada para o presídio "Urso Branco" onde irão aguardar o julgamento.

1ªDP prende assaltante de colégio em flagrante
Conduzido também estava foragido do sistema penitenciário

Os infratores chegaram numa motocicleta e o garupa saltou e invadiu a uma escola empunhando uma arma, tipo pistola calibre 380, realizando a subtração de jóias, relógios, dinheiro e outros pertences de pessoas e instituição de ensino.
Assim que souberam do fato, policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia passaram a apurar os fatos e encontraram dois suspeitos quando um deles desembarcava, momento em que se realizou a abordagem. Mesmo com a ordem de parada o piloto saiu enquanto o garupa fugiu a pé.
O investigado ainda tentou scar a arma mas foi contido. Em seu poder foi apreendido a arma de fogo tipo pistola, marca Taurus, calibre 380, com nove munições e ainda objetos recuperados, dentre os quais 3 relógios, 3 anéis, uma pulseira, um cordão e R$ 665,00 reais em dinheiro.
O investigado foi identificado como S.B.M. e estava foragido do sistema penitenciário desde 26/04/2011.
S.B.M. recebeu voz de prisão e foi conduzido até a Central de Flagrantes onde foi autuado e recolhido ao presídio.
Duas pessoas foram presas com cerca de quatro quilos de droga
A prisão dos dois acusados, identificados como E.A.L. e D.S.S., aconteceu durante uma operação integrada pela Polícia Civil, por meio do DENARC, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal de Rondônia e Acre, realizada na quinta-feira (5) na fronteira entre Brasil e Bolívia.
Na ação foram apreendidos com os acusados, dentro de um ônibus interestadual que saiu de Guajará Mirim para Mato Grosso, cerca de quatro quilos de cocaína pura, sendo elas divididas em 2,130 kg com E.A.L. e 2.010 kg com D.S.S.
Os conduzidos não deram detalhes de quem seria o dono da droga e nem de quanto receberiam pelo transporte.
Depois da ação cumprida a dupla foi encaminhada para ao DENARC onde os acusados foram indiciados por tráfico interestadual e associação ao trafico de drogas e em seguida foram encaminhados para o presídio "Urso Branco".

OPERAÇÃO INTEGRADA
PC/DENARC e PRF/NOE prendem mais dois acusados de tráfico

Na última sexta-feira, pelo período noturno, a Polícia Civil através do Departamento de Narcóticos (DENARC) e a Polícia Rodoviária Federal por meio do Núcleo de Operações Especiais (NOE), realizaram uma barreira policial na BR-364, especificamente na entrada no Distrito de Nova Mutum.
A operação visou intensificar o combate ao tráfico ilícito de drogas no Estado de Rondônia.
Durante a realização da referida operação, os policiais abordaram diversos veículos, dentre eles um ônibus, cuja linha era Guajará-Mirim-Porto Velho. Nessa abordagem, durante a revista feita em todos os passageiros, os policiais encontraram, nas pernas dos passageiros Elias e Denisson, aproximadamente 4kg (quatro quilos) de cocaína oxidada.
Assim, Elias e Denisson receberam voz de prisão pela prática dos crimes de tráfico ilícito de drogas e associação ao tráfico e, em seguida, foram conduzidos à sede do DENARC, para a adoção das providências legais.
Em reunião realizada no início da semana representantes do DENARC e da PRF mantiveram o propósito de continuar as operações integradas e acertaram a intensificação dos trabalhos, tendo em vista que ambas instituições possuem objetivos comuns, fato esse corroborado pelo resultado positivo das recentes operações.

POLÍCIA CIVIL AGE NO INTERIOR!!!



Polícia Civil de Presidente Médici recaptura foragido do Paraná

Policiais Civis da 1° Delegacia de Polícia Civil de Presidente Médici efetuaram, na manhã do dia 13 de maio, a recaptura de foragido de alta periculosidade que se encontrava residindo na Comarca.
Após o recebimento de uma denúncia anônima, a qual dava conta que, em desfavor de um comerciante, recém chegado a cidade, havia mandado de prisão, a equipe de investigação realizou intenso trabalho com o propósito de levantar informações precisas.
Com a devida cautela, na manhã de ontem efetivou-se a prisão de R.T.S., cujo mandado de prisão havia sido expedido no mês de outubro de 2010 pela Comarca de Pinhais/PR, pelo crime de tráfico de entorpecentes, tipificado no artigo 33 da lei 11.343/2006.
Foi certificado ainda que R.T.S., cumpria pena na Comarca de Pinhais/PR, pelo crime de roubo com causa de aumento e se encontrava em regime aberto, tendo ainda que prosseguir com o efetivo cumprimento da pena relativa a esta conduta delitiva realizada no ano de 2006.
R.T.S. foi recolhido ao presídio da cidade para aguardar manifestação judicial.

Polícia Civil em Mirante da Serra prende acusados de tráfico

A Polícia Civil em Mirante da Serra prendeu em flagrante duas pessoas pelo crime de tráfico de drogas na madrugada do dia 13/05/2011, tratando-se de E.F.R. e C.A.S.B.
A droga foi adquirida por E.F.R. que a transportou de Ouro Preto do Oeste até Mirante da Serra e pretendia entregá-la  a pessoa de C.A.S.B., a qual havia encomendado. No momento em que E.F.R. estava se dirigindo para entregar a droga a C.A.S.B., os policiais deram voz de prisão a ambos, tendo sido encontrada na posse de C.A.S.B. a quantia de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais) e na posse de E.F.R. a quantia de R$ 5,00 (cinco reais) e um telefone celular, sendo observado que o mesmo arremessou uma pedra de crack de 10,5 gramas, a qual o mesmo jogou pela varanda no momento em que os policiais chegaram.
Diante da situação os mesmos foram conduzidos a sede da Delegacia de Polícia de Mirante da Serra, onde a autoridade policial autuou os dois em flagrante pelo crime capitulado no art. 33 da lei nº 11.343/2006, em seguida foram recolhidos ao presidio de Ouro Preto do Oeste onde aguardarão o pronunciamento da justiça.

Polícia Civil prende em flagrante acusado de homicídio tentado

A Polícia Civil em Alvorada do Oeste prendeu em flagrante o ex-presidiário J.C.M., vulgo "Cal", por tentativa de homicídio qualificado, contra um homem que seria marido de sua ex-esposa. Segundo o apurado, o autuado teve um atrito com a vítima, em um balneário na cidade, onde "Cal" teria levado a pior.
Na noite desta quinta-feira, o investigado armou-se com uma espingarda, aguardando, escondido, a vítima chegar. Ao avistá-la o acusado disparou um tiro na vítima, de uma distância de menos de quatro metros, atingindo o ombro da mesma, que se abrigou em sua residência, aguardando a chegada da polícia.
Ao ser informada a Central da PM, que uma pessoa estava trancada em sua casa, vítima de disparo de arma de fogo, o policiais civis se deslocaram para apurar o fato.
Ao chegar no hospital a vítima informou à polícia, aos médicos e enfermeiros e familiares presentes que viu quem teria disparado contra sua pessoa, pois o local é bastante iluminado, indicando "Cal" como tal pessoa, fornecendo alguns endereços do mesmo, sendo transferida pra Ji-Paraná, depois para Porto Velho, pois o disparo quebrou todos os ossos de seu ombro e segundo o atendimento médico, a vitima terá que amputar o braço atingido.
Enquanto a PM elaborava o boletim de ocorrência, a policiais civis verificavam os possíveis paradeiros de "Cal".
Às 3hs da manhã desta sexta feira, "Cal" foi localizado em uma antiga serraria abandonada. Ao ser abordado na casa, antes de ser perguntado de qualquer assunto "Cal" disse “não fiz nada de errado, o que vocês querem?”, estava bastante nervoso, com mãos trêmulas, sendo dado voz de prisão ao mesmo por tentativa de homicídio e apresentado a autoridade policial quando foi autuado em flagrante por homicídio tentado e após encaminhado ao presídio.

Urupá: PC esclarece furto

Consta que no dia 30/04/2011, registrou-se a ocorrência policial 220/11, na cidade de Urupá, através da qual foi noticiado o furto em residência de diversos objetos, ensejando o início imediato das investigações.
Já no dia 11 de maio, uma equipe de policiais civis deslocou-se até a casa de um dos suspeitos L.M.M. com o qual se apreendeu um controle do vídeo game subtraído. Ao ser indagado sobre o restante das mercadorias furtadas, este veio a relatar que se encontravam em diversos pontos da cidade, escondidos em casas abandonadas, matagal e outros locais ensejando a recuperação dos objetos e esclarecimento do delito.
São Miguel do Guaporé: PC soluciona homicídio em menos de 24 horas
No dia 14/05/2011 foi encontrado o cadáver da vítima L.G.S., por volta das 7 horas, no quintal de uma casa localizada na Av. 16 de Junho.
Ao tomar conhecimento dos fatos, rapidamente a Polícia Civil de São Miguel do Guaporé deflagrou diligências no intuito de identificar o autor do crime. Após um árduo trabalho de investigação, de posse das informações obtidas, policiais civis lograram êxito em localizar o suposto infrator, A.B., que em seu interrogatório confessou ter praticado o crime, utilizando uma faca e uma tábua de madeira. O motivo do crime, segundo A.B., foi pelo fato da vítima ter-lhe xingado.
Diante da confissão e das provas já colhidas, A.B foi preso em flagrante delito e encaminhado à cadeia pública local. Ressalta-se que A.B. tinha saído recentemente do presídio de São Miguel, onde cumpria pena por crime de homicídio.
Com esta ação policial ficou demonstrado que o trabalho policial deve ser intenso desde as primeiras horas, quando as provas se encontram mais evidentes, cujo tempo somente prejudica a apuração dos fatos.

Ji-Paraná: 1ª Delegacia de Polícia prende condenado por roubo

A 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ji-Paraná prendeu na manhã desta segunda-feira (16/05), F.E.N., 30 anos de idade, por haver em desfavor do mesmo um mandado de prisão expedido pelo MM. Juiz da 1ª Vara Criminal de Ji-Paraná.
F.E.N. foi preso no bairro Nova Brasilia e após ter o mandado de prisão certificado, passou por exame de corpo delito foi encaminhado ao Presídio Agenor Martins de Carvalho, onde deverá cumprir a pena de seis anos de reclusão, a que foi condenado pelo crime capitulado no artigo 157 do Código Penal.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Gabinete de Gestão Integrado Reunido!

OPERAÇÃO CERCO INTEGRADO PARA EVENTOS


PRIMEIRA PAUTA: CAVALGADA


O Gebinete de Gestão Integrada (GGI) está reunido neste momento na Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania para mais um reunião em 2011. Comandada pelo Secretário de Segurança, Marcelo Bessa, que apresenta a preocupação do Governo do Estado em eventos de grande porte, várias entidades ligadas as frças públicas de segurança (PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, PRF, PF, Exército, Marinha e Aeronáutica), além da OAB, Ministério Público, entidades da esfera jurídica e do Município como Semtram, se fizeram presentes.
Neste ano o GGI esteve realizando as Operações: Cerco Integrado Carnaval, Jirau e outros eventos. A primeira pauta abordada hoje é a cavalgada em exposições agropecuárias. O GGI se reunirá também para outros eventos como Carnavais Fora de época e outros. A grande preocupação discutida é o desrvirtuar da cavalgada que em alguns casos gera riscos a população com o abuso de uso de veículos, preocupação apenas com a comercialização de abadás e outros, uso de materiais inadequados, bem como a segurança de animais e brincantes. "Essa reunião é muito importante para todas as áreas que estão preocupadas e que a partir de agora vão apresentar os pontos que geram preocupação e buscarmos uma solução para o bem estar de todos", disse Marcelo Bessa.

FOTOS DA REUNIÃO PARA IMPRENSA: FONTE: SESDEC_RO





Secretário de Segurança diz que capital era a 5ª mais violenta do país e agora é a 12ª
Noticias - 16/05/11 - 12h54 - Atualizado em 16/05/11 - 15h08
Secretário Marcelo Bessa em entrevista no programa
A Voz do Povo com Arimár de Sá (Foto: Rondonoticias)
O Secretario estadual de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), Marcelo Bessa, foi o entrevistado desta segunda-feira (16), do programa A Voz do Povo, da rádio Cultura FM 107,9, comandado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá.
Ele falou sobre as ações iniciais da pasta e dos projetos e ações para melhorar a segurança pública em Porto Velho e no interior do Estado. “O índice na capital era o 5º lugar em homicídios no país. Nesses primeiros meses, caímos para o 12º lugar. Esses números são medidos pelas ocorrências na Polícia Civil e na Polícia Militar”, observou.
Segundo Bessa, “segurança é uma atividade complexa, que perpassa por vários outros segmentos. Segurança é o último recurso da sociedade, para manter e coibir os excessos de quem não se pauta pelos limites da legalidade. Vai além de coibir a prática criminosa, por isso abrange outras pastas e instituições, públicas e privadas, para levar as ações que estamos desenvolvendo e vamos desenvolver”.
Marcelo Bessa expôs um pouco de seu currículo, com ênfase nas ações de segurança. “Sou nascido no Distrito Federal, criado no Maranhão. Fui oficial de infantaria do Exército, ingressei como oficial tenente na PM em Rondônia,depois fiz a formação na civil e não tomei posse pois fui aprovado como delegado da Polícia Federal. Estava há um ano morando em Campina Grande (PB), onde era delegado e recebi o convite para assumir a pasta. Toda minha trajetória pessoal e profissional foi aqui em Rondônia, de minhas três filhas, duas nasceram aqui”, completou.
Bessa declarou que encontrou uma pasta ‘razoável’. “O cenário não foi dos piores. Em relação á tecnologia, a gestão passada, deixou alguma semente. Adequamos a segurança ao nosso perfil, de acordo com as prioridades da atual gestão. O governador tem me dado autonomia para trabalhar, dentro da sua ótica administrativa, estabelecendo diretrizes. Nosso pensamento tem se coadunado, com a visão humana da segurança pública e valorização dos profissionais da segurança”, acrescentou.
Sobre a sua relação inicial com os delegados da Civil, o secretário falou que “é verdade, havia um certo ‘pé atrás’. Mas, hoje temos uma relação de muito respeito. Em primeiro lugar, eu não sou de fora. A segurança pública de Rondônia eu conheço bem. Houve um certo receio, por parte dos mais antigos. Isso é natural, onde há uma quebra de um ciclo que revezava-se no poder. Propomos uma alteração no estatuto da Civil, permitindo que um delegado novo na função possa ter oportunidade de, por mérito, atuar como chefe de polícia. Hoje está pacificado e a relação é muito boa e proveitosa para a comunidade”.
Em relação às ações da SESDEC, ele ressaltou que “ainda estamos trabalhando com o planejamento do Governo anterior, inclusive orçamentária. Para 2012, estamos trabalhando um plano estratégico, já estabelecido e contemplado no Plano Plurianual as ações prioritárias. Nosso trabalho tem cinco eixos básicos: polícia comunitária, integração das forças de segurança, ações de inteligência, investimentos em tecnologia e valorização do servidor.
Ele criticou e rechaçou a construção de bases ou postos avançados. “Essa política eleitoreira de se criar instalações espalhadas pela cidade, sendo que a polícia nem tem como atender toda essa estrutura. Muitas vezes, tinha somente um policial que funcionava como ‘vigia’ do posto, sem equipamentos e ferramentas para trabalhar. Esses postos geram somente despesas de custeio, sem eficiência. Nossa proposta é estabelecermos quatro Unidades de Integradas de Segurança Pública (UNISP), na capital”, disse.
O secretário disse que a terceirização da frota da segurança pública é viável, mas foi preciso rever o contrato e baixar o preço da locação mensal. “São 135 camionetes e 80 veículos de pequeno porte locados. Era pago R$ 8.800,00 por uma camionete mês e reduzimos para R$ 6.800,00 esse valor. Isso permite uma economia de R$ 3 milhões ano e vamos poder aumentar a frota em 30%.”, afirmou.
Segundo ele, “estamos construindo um acesso, nas viaturas, para ferramentas de pesquisas em sistemas informatizados. Estamos implantando o sistema de vídeo monitoramento, com 82 câmeras instaladas nas ruas da capital, ampliando o alcance da segurança pública”.
Sobre a greve na Polícia Militar, ele alertou que “não há o que se discutir. Há um Estado de direito e que proíbe a manifestação de greves. Policiais militares podem exigir e se manifestarem por seus direitos, mas, da forma que foi feita, houve várias condutas que caracterizam crimes. Os fatos estão sendo apurados e possivelmente, identificando-se os excessos, vai haver punição nas condutas contrárias a lei”.
De acordo com Bessa, “foi alegado um suposto descumprimento de acordo, o que não ocorreu. As coisas precisam tramitar dentro do limite da razoabilidade. Não se pode exigir que seja feito de uma hora para outra, o que pode gerar atos sem o devido embasamento legal”.
Ele finalizou dizendo que “neste ano não vai ser feita contratação de novos servidores para a segurança, em razão de problemas orçamentários. Para 2012, estamos elaborando um projeto para que os cursos de formação de soldado sejam através de um curso superior, com tecnólogo em segurança”.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

INSCRIÇÕES ABERTAS - CURSOS SENASP!

Cursos em educação à distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública. 
São mais de 55 cursos gratuitos para 200 mil policiais civis e militares, 
bombeiros militares, guardas municipais, 
agentes penitenciários e servidores administrativos da Segurança Pública. 
O ambiente já está aberto e permanece até o preenchimento das vagas ou até o dia 14 de maio. 
Inscrições apenas pelo site http://senaspead.ip.tv ou https://ead.senasp.gov.br/


terça-feira, 10 de maio de 2011

Governador Confúcio Moura participa na Sesdec de Reunião com Ex-Secretário Nacional de Segurança Pública.

O Governador do Estado Confúcio Moura está neste momento na Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania, ao lado do Secretário Marcelo Bessa, Comandante Geral da PM, Cel. PM Paulo Cesar Figueiredo; Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Cel. BM Lioberto Caetano; Diretor Geral da Polícia Civil, Delegado Claudionor Soares Muniz, além de Gerentes das diversas áreas da Sesdec e Assessorias.


O convidado especial do encontro é o Cel. PM do Estado de São Paulo, e ex-Secretário Nacional de Segurança Pública, José Vicente da Silva Filho que presta consultoria a pasta a fim de proporcionar um up grade no que tange as ações da pasta. José Vicente teceu elogios a toda equipe que compõe a Sesdec ao Governador do Estado e apresentou informações relevantes para a evolução das forças públicas de segurança. "Governador, sua equipe é muito boa e está alinhada com o padrão da gestão moderna para a uma Segurança Pública de qualidade, comparando com outros Estados e alguns países a qual pude comprovar as ações realizadas por lá", afirmou.


O Governador enalteceu a visita e aprovou as informações recebidas. “Gostei das sugestões e pude ver in loco varias experiências boas que acontecem na Bahia e no Rio de Janeiro e que podemos trazer para cá", disse Confúcio. "Vamos apresentar para equipe do governo e ver a viabilidade de parceiras públicos e privadas para as áreas afim do Estado que transitam pela Segurança Pública, visando melhorias e a evolução dos trabalhos”, completou.




Saiba mais sobre o Cel. José Vicente acessando aqui: http://www.josevicente.com.br/

Cel. José Vicente, Governador Confúcio Moura e Secretário Marcelo Bessa

 DIretor da PC Dr. Claudionor, Cel. Comandante da PM Cel Cesar, Cel. José Vicente, 
Secretário Marcelo Bessa e Comandante BM, Cel. Caetano